E as sacolinhas de plástico? Que piada!

Não, fala serio, nada mais hipócrita e patético do que esta nova lei das sacolas de plástico nos supermercados. Ontem passei no supermercado e naturalmente me esqueci de levar a tal sacola ecológica… De casa. Me recuso a comprar uma sacola a cada vez que eu for no mercado, então, peguei varias sacolas de plástico que ficam a disposição no setor de legumes… Coloquei minhas compras ali e fui para casa. Uma piada. Tudo bem, eles podem ter razão e blá,blá,blá. Mas e uma farsa. Vender pode, fornecer gratuitamente não. E se as padarias fizerem isso, fornecer o pão sem saquinho? E as coisas a granel como o arroz, o feijão, o grão de bico, o açúcar? Tudo vem em sacos plásticos! Eu acredito que devamos fazer uma manifestação, comprar poucas coisas e carrega na mão, ate o supermercado perceber que esta vendendo menos, muito menos, e perceber a babaquice que esta lei representa. Varias pessoas estavam saindo com as coisas na mão, deveríamos fazer isso ate mudarem ou inventarem de fato algo que seja sustentável e substitua de fato as tais sacolas, que ainda são entregues em todos os outros estabelecimentos. Mais uma hipocrisia de nossos governantes.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged . Bookmark the permalink.

11 Responses to E as sacolinhas de plástico? Que piada!

  1. Ricardo,

    Isso é fato.
    Já conversei com alguns caixas e eles acreditam que o mercado ira vender menos.
    Isso vai ser muito cômico. Eu faço questão de levar as coisas na mão. E já deixei de levar varias coisas por não ter sacola! Eles irão sentir no Bolso.
    Mercadinho de bairro nem pensa em tirar a sacola. Esses sim são os espertos.

  2. Rafael says:

    É um absurdo mesmo. Aqui em Brasília está começando essa moda..a começar pelo Pão de Açúcar (por enquanto ainda é opcional, mas eles fornecem umas caixas).
    Como sou solteiro, compro poucas coisas, mas se não pudesse usar mais sacolas, não compraria as EcoBags que chegam a custar 15 reais e não cabem nada. Compraria uma caixa de plástico e deixaria no porta malas mesmo.

  3. Italo says:

    Estive na Alemanha e lá você compra as sacolinhas por 15 centavos de Euro.
    Ou leva na mão, na caixa de papelão ou traz de casa o sacolão…..

  4. Paulo says:

    Isso pra não falar que o pressuposto de que as sacolinhas causam impacto ecológico não tem NENHUM embasamento científico. Não existem estudos conclusivos sobre isso, nem sobre o tempo de decomposição dessas sacolinhas. É puro marketing ecológico. Um engodo pra dizer “olha como somos bonzinhos e respeitamos o meio ambiente”… Como você disse: Pura babaquice.

  5. observador says:

    Vou resumir tudo isso:

    “ESTAMOS NOS TORNANDO UM PAÍS DE IDIOTAS!”

    Leis imbecis, intervenção estatal em tudo, restrição de direitos civis e roubalheira desenfreada.

    O que mais precisa acontecer para sermos considerados uns imbecis?

  6. Italo says:

    Ninguém fala das embalagens de plástico que nos rodeiam onde quer que estejamos……

    Acho que o ideal é o trabalho de conscientização sobre o destino adequado do lixo….

    De que adianta falarem tanto em separar em nossas casas os plásticos-vidros etc se em 99,9% das cidades brasileiras não existe coleta seletiva….

    Puro marketing

    • tradingcafe says:

      Oi Italo, é isso… puro marketing e defesa de alguns setores, como sempre. A última vez que o governo fez alguma coisa para o povo foi… em… quando mesmo? Não me lembro… rsrsrsr, abs

  7. Iury says:

    Cara, sabemos que a coisa toda está sendo feita pelos motivos errados. Mas nós podemos fazer pelos certos. Eu passei a utilizar sacolas retornáveis há uns 2 anos quando começaram os rumores de que acabariam com as sacolinhas.

    Hoje em dia, nem consigo mais utilizar aquelas sacolas de plástico do supermercado. São umas porcarias, não aguentam peso, machucam sua mão. Prefiro muito mais as minhas retornáveis. Mantenho algumas no carro, outras na mochila, outras em casa e já me habituei a me lembrar delas antes de ir as compras. Geralmente 3 ou 4 são suficientes.

    Nunca vi uma sacola retornável por R$ 15,00. A mais cara que já vi (e comprei) aqui no RJ custava R$ 7,00, mas valia cada centavo.

    Abraços a todos.

  8. Ricardo, sigo com admiração cada post seu, seu blog é muito bom. Porém, neste caso devo discordar de você. É necessário parar com as sacolas de plástico de maneira urgente porque já não há mais onde joga-las. Entopem rios, destroem o solo, saem voando dos lixões com o vento. Lembra da nossa infância? Íamos fazer as compras com a sacola que tinhamos em casa. Demora um pouco para se acostumar, mas é melhor para todos, e especialmente para a economia.

    • tradingcafe says:

      Obrigado Nei, você tem razão, eu concordo com a iniciativa mas me parece tapar o sol com peneira. É como com os cigarros, se faz mal de verdade, porque o poder público não fecha as fábricas? Porque beber é descolado, mas mata mais rápido que o cigarro? Me parece que eles fingem ter uma preocupação com o meio-ambiente e com as pessoas, mas no fundo, é só mis-en-cène… Valeu Nei, obrigado por enviar tua opinião amigo. abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s