Novo pacote do Mantega… Desoneração do que mesmo?

Após o anuncio das novas medidas que visavam (será?) a desoneração da folha de pagamentos das empresas com intuito de torna-las competitivas, o mercado gostou tanto do brilhantismo do projeto que eufóricamente vendeu todas as ações… A bovespa caiu depois do anuncio. O dólar subiu e depois caiu também. Eis a prova de que foi mais um fiasco este grupo de medidas. Muito pouco e muito longe do alvo, manobras e manobras que não agregam nada para as empresas e sim, viabilizam um rombo maior na previdência e um alvará para usarem o dinheiro (que será maior do o do inss) como bem entenderem.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Novo pacote do Mantega… Desoneração do que mesmo?

  1. simone says:

    sera que ao longo do tempo o dolar vai se valorizar ?

  2. É verdade. Interessante foi ver a caixa quase que imediatamente já veicular um comercial.
    Chamado o povão para suas agencias!
    O que você acha que vai acontecer Ricardo?´
    Teremos uma queda de braço ou será que os bancos privados vão deixar esse mico com os bancos públicos? não podemos esquecer a qualidade desses cliente.. os bancos irão arriscar?

    Peço permissão para divulgar o meu blog, pois meu interesse é rir um pouco da situação imobiliária.

    http://veigalex@blogspot.com.br

    Grande abraço!

  3. só acertando o site.. é muita emoção!

    http://veigalex.blogspot.com.br

    Valeu!

  4. Rafael says:

    Ricardo, há alguns tópicos atrás você disse que achava que o dólar, no passar do tempo, iria valorizar (apesar de não ser a maxidesvalorização da moeda nacional da década de 80/90). Você pode explicar o porque? Qual o valor que você entende que seria? Apesar das distorções da economia brasileira, o dólar também não anda tão forte assim.

    • tradingcafe says:

      Oi Rafael, desculpa a demora em responder, amigo. Vamos lá. Para termos uma maxi nos termos dos anos 80 e 90, teríamos que ter nossas contas macro-econômicas deterioradas, sem reservas, o que causaria uma corrida para o dólar (como na brincadeirada dança das cadeiras) onde havia poucas reservas na conta e o último ía ter que ficar de pé… hoje, estamos com reservas de sobra e isso é um impeditivo para que ocorra uma maxi. Podemos ter momentos de calor, como em 2008, mas voltaria em seguida para patamares mais baixos como ocorreu em 2009 e 2010. Agora, o dólar está errado aqui no Brasil e isto se deve a erros estruturais que o governo abomina e finge que não vê. Mas quer a todo custo o dólar acima de 1,80 ou até acima de 2,00, para que estes erros fiquem fora da pauta. O catalizador para uma catástrofe será a alta das taxas de juros nos Estados Unidos. Ninguém lá fora acha que somos bonitinhos e por isso investem no Brasil. Não, as taxas de juros lá estção quase no zero, o desemprego e o consumo interno estão em níveis alarmantes de alkta e e de baixa, respectivamente. Então, arriscam investir aqui, com um governo que muda regras o tempo todo mas paga direitinho os enormes juros. Além disso, temos uma base estável de consumo, provida peloalto número de cidadãos que vivem diretamente de salários do governo, aposentados e funcionários públicos, que por não terem receio de perder o emprego, não mudam seus hábitos de consumo, com crise ou sem crise. Isto dá uma base para as empresas venderem seus produtos, auferirem lucros e pagarem dividendos aos acionistas. A cotação do dólar está errada de fato, pois não é cabível dentro do conceito de PPP que todas as coisas (até o cafezinho) seja mais barato lá fora. è uma questão de tempo, para os preços se ajustarem. Grande abraço, caro Rafael.

  5. Ricardo, poderemos ter uma queda de braço entre os bancos privados e os públicos?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s