Governo faz plástica no Frankenstein: mudança nas regras da poupança…

As mudanças na caderneta de poupança que o governo estabeleceu para entrar em vigor a partir de amanhã é idêntico a fazer uma plástica no Frankenstein. Uma piada. Abaixar as taxas de juros no Brasil irá passar por mudanças reais e não piorar coisas que estão erradas. Instrumentos de mercado devem respeitar as leis de economia, oferta e demanda. A mudança da poupança é uma necessidade há muito tempo, mas o que fizeram foi piorar, criando mecanismos e regras bobas ao invés de liberar e tornar a poupança um real instrumento financeiro de livre mercado. Precisa captar, aumenta a taxa, com sobra de caixa, reduz a taxa de juros, e, cobra imposto de renda assim como cobra dos outros instrumentos. Essa mudança é patética e política, reduzindo o rendimento da poupança a 70% da SELIC + TR, é a mesma coisa que cobrar o imposto de renda num instrumento financeiro qualquer. Para não ficar feio ploiticamente perante a opinião pública, não vão cobrar IR, mas descontam os 30%… Não vai dar certo. Eles irão causar uma secagem de novos investimentos direcionados a poupança (os saldos até o dia de hoje permanecem com a regra antiga) e desta forma… aiaiai… vai faltar dinheiro para promover o contínuo crescimento artificial dos preços dos imóveis. Enfim, significa dizer que eles vão voltar atrás ou a bolha pode estourar…

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

22 Responses to Governo faz plástica no Frankenstein: mudança nas regras da poupança…

  1. Anonymous says:

    Estou lembrando dos tempos emocionantes no Brasil. Pelo que entendi, o Real depositado depois de 04/Mai/2012 nas cadernetas de poupança, que vou chamar de Real NOVO por motivos nostálgicos, vai render menos que o Real depositado antes dessa data, que prefiro chamar de Real VELHO. É isso? Onde será que guardei aquela maquininha para verificar a autenticidade de DOLAR.

    • tradingcafe says:

      Bom dia Anonymous, boa, também tem aquela canetinha amarela que fica preto depois para autenticar a nota…abs

    • Andre says:

      Então eu vou mudar o nome do dólar a cada vez que a dívida pública subir 10 p.p. do PIB. Teria mudado 6 vezes desde 1980. Dólar cruzado, dólar cruzado novo e por aí vai.

      Ou talvez a cada QE que lançam?

  2. Denis Herbelha says:

    Concordo!
    Se fizermos as contas, verificamos que ainda fizeram um pequeno movimento para tornar o negócio mais interessante hoje, enquanto SELIC está a 9% (70% de 9 = 6,30%), porém com a expectativa de SELIC a 8% (70% de 8 = 5,60%).
    Veja que isso pode levar a recomendações erradas pelos gerente de banco, argumentando o seguinte: “Saque seu dinheiro e reaplique. Vc troca uma taxa de 6 por uma de 6,3…bla,bla,bla….” Será que isso ocorrerá???

    • tradingcafe says:

      Oi Denis, é possível e muito provável que façam isso, além de terem um problema grande para administrar internamente os sistemas de controle para diferenciar um dinheiro do outro… O que é provável que aconteça é que as pessoas vão abrir outra poupança nova, na desconfiança de que o banco vai tratar corretamente os dois tipos de dinheiro… Tidavia, não vai durar muito, a SELIC caindo, ninguém vai depositar nada na poupança… Mais um truque midiático… abs amigo

  3. xangai says:

    Considerando essa mudanca , no minimo, inquietante … aliado as marteladas na selic … aliado as machadadas nas taxas de juros de bancos “publicos” … mais as taxas de inadimplencia e a reservas de “perdas” dos bancos … mais os estoques de imoveis e carros … mais desemprego crescendo ( mesmo pelo IBGE ….e ja muito ruim pelo DIEESE ) … etc…etc..

    Da pra imaginar o que o governo ve num futuro proximo para a economia do Brasil !??!

    Pela velocidade com que das “coisas” estao sendo feitas , imagino que o governo esta mais pessimista do que os mais pessimistas ( ou realistas ) dos economistas serios e competentes !!!!

    Well … do Caos resurge a ordem !?!?!

    PS1 .. to ficando com medo !!!
    PS2… grande admirador dos seu site … muito simples e inteligente.. grato

    • tradingcafe says:

      oi José carlos, obrigado amigo e você tem razão, do jeito que eles estão correndo em pânico, podemos avaliar que o que eles vêem deve ser um pintura mais feia do nós podemos arriscar a avaliar. abs, obrigado

  4. Cassio Lopez says:

    Ricardo, uma duvida tambem eh quanto a inversao do fluxo… agora com o aumento dos juros aumentara a atratividade da poupanca??

    • mauricio says:

      foi o que eu pensei, mas aí me lembrei de como o governo pensaria:

      ué, se nós mudamos a popupança porque os juros estavam baixando, e ninguém reclamou, quando precisarmos aumentar os juros, é só mudar a poupança de novo! aí podemos dar a justificativa de pagar 40% da selic, e deixar quieto, dá próxima vez que precisar baixar os juros, a gente não fala nada e mantém nos 40%

    • tradingcafe says:

      OI Cassio, ao contrário, não houve aumento dos juros. É fictício e eles abriram a porta para reduzir a SELIC mais ainda na próxima reunião. O melhor instrumento financeiro neste momento volta a ser o tesouro nacional, LFT’s. Vou postar isso ainda hoje. Abs amigo

  5. RODRIGO M. P. says:

    Ricardo,
    Muito bom texto,como sempre. Quando vai postar mais videos? A qualidade das suas publicacoes permitem-me dizer que logo logo voce vai ser mais popular que o LULA.

    Moro em Governador Valadares – MG (VALADOLARES) e aqui tambem o preco dos imoveis anda pra la de surreal, em Miami o imovel provavelmente esta mais barato que aqui.

    Obrigado,
    Rodrigo Miranda

  6. jrmessa says:

    Ultimo sopro de ar na bolha….
    Já temos data e local para o 1 encontro Trading cafe?
    Abraço

    • tradingcafe says:

      Oi Renato, grande amigo, ainda não fixei o lugar, no café da FNAC não pode porque eles não reservam lugar e vai ficar pequeno… Eu pensei então na livraria cultura, tb na Paulista. abs

  7. Rodrigo Miranda says:

    Parabéns Ricardo pelos textos e vídeos.
    Quando sai o próximo vídeo? Muito interessante a idéia de filmar na rua e outros locais de São Paulo.
    Sou de Governador Valadares – MG e aqui também o preço dos imóveis já passou ,faz tempo, o limite do bom senso. Aqui tem uma quantidade absurda de imóveis á venda.

    Obrigado,

    Rodrigo M.

  8. Farley Fiorini says:

    Não custa ler a MP:
    “II – como remuneração adicional, por juros de:
    a) cinco décimos por cento ao mês, enquanto a meta da taxa
    Selic ao ano, definida pelo Banco Central do Brasil, for superior
    a oito inteiros e cinco décimos por cento; ou
    b) setenta por cento da meta da taxa Selic ao ano, definida
    pelo Banco Central do Brasil, mensalizada, vigente na data de
    início do período de rendimento, nos demais casos”
    Ou seja, os juros da poupança nunca serão maiores que 0,5%+TR.

  9. RD85 says:

    Ricardo,

    se for um final de semana tô dentro (não estou em SP).

    Abraço!

  10. Eu sabia que seu post seria o mais sincero possível. Eita, saudades desse meu porta-voz! Parabéns pelo texto!

    bjs,

    Denise Freitas – Meca Comunicação

  11. simone says:

    Leia isso Ricardo

    Venda da Geração Futuro para Plural surpreendeu o mercado gaúcho
    Foi de surpresa a reação do mercado, sexta-feira, com a informação de que a Geração Futuro, corretora de ações e gestora de fundos de renda variável, foi mesmo vendida para o Banco Plural, que pertence aos ex-sócios do Banco Pactual, por R$ 150 milhões.

    . A Geração Futuro trabalha com R$ 6 bilhões em ativos administrados, valor de 80 mil clientes. Seu sócio fundador, Eduardo Valadão, morreu em 2010.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s