A cada dia uma nova expectativa de solução da crise… Reunião do G-7… yeah

A cada novo período, uma nova potencial solução para a crise mundial se apresenta através de datas no futuro, reuniões de solucionamento e alternativas, eleições, pacotes e esperanças diversas. Nos últimos quatro anos pudemos ver isto com frequência e os resultados invariáveis foram volatilidade aumentada, trading de curto prazo, bolsas em alta dias antes e bolsas em queda dias depois, níveis iguais e retornos negativos. Amanhã, quarta-feira, o mercado espera que a reunião do G-7 solucione o problema de liquidez dos bancos europeus e americanos, um velho super-herói, o governo dos países, como “lender of last resort”, venha para o resgate uma vez mais, com dinheiro público, com déficits já altos, com dívidas já altíssimas, com base monetária expandida, uns com aumento de base monetária com dívida e outro com dívida e impressão de dinheiro sem lastro. A situação continua a mesma, o mercado está diante de mudanças de paradigmas, onde o modelo econômico global é baseado em consumo crescente e infinito, para se auto-sustentar… Da mesma forma que Roma, que dependia de conquistas de novos territórios para continuar se financiando e crescendo… Se o consumo decresce e as economias já não se financiam nem a si próprias nem aos consumidores, que consumiam com dinheiro alheio, e, a população financia o governo através de impostos que são usados para socorrerem os bancos que emprestam dinheiro para a população consumir desenfreadamente (preciso mandar lavar minha jaqueta ao invés de comprar uma nova…)… Oooppss, não vai acabar bem, reunião de G-7, os outrora países ricos, estão sem gás, para novamente injetarem dinheiro, já sem credibilidade neste sistema. A fórmula é ruim, matematicamente, todos sabemos no que resulta cavar um buraco para se tapar outro, imaginem quando já fizemos vários buracos para tapar mais buracos do que já cavamos…

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to A cada dia uma nova expectativa de solução da crise… Reunião do G-7… yeah

  1. Marcelo says:

    Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme (2010) – Oliver Stone

    Mais atual, impossível.

    Crise econômica, 1929, bolhas, alavancagens, hipotecas, tulipas, boatos lançados ao ar, jogo e jogadores, ganância e poder, mídia convencional vendida X força das mídias alternativas sem rabo preso, crash nos derivativos(trilhões e trilhões) – grande demais para ser resgatado, energias alternativas que poderiam mudar o mundo X interesse na dependência ao petróleo etc.
    Estes são alguns dos temas abordados sutilmente neste filme. Várias pistas sendo reveladas a respeito do presente e futuro próximo? Para quem está acompanhando tudo atentamente, e ainda não assistiu ao filme, uma pedida essencial.

  2. Lucia says:

    O COLAPSO ECONÔMICO (Algo a se pensar seriamente, antes que seja tarde !)

    Porque há tantos “preppers” nos EUA (pessoas que aprenderam alguma coisa com a crise de 2008 e hoje usam seus rendimentos ou reservas em coisas que realmente podem fazer a diferença num futuro próximo) ? Quem pode esquecer do famigerado plano Collor, que pegou todos desprevenidos ? Quem suportará a alta da inflação e as consequências do estouro da bolha, principalmente aqui no Brasil, quando vemos pessoas passando fome e se suicidando no primeiro mundo ? Não seria o momento de começarmos a nos preparar também ?

    VER MATÉRIA ABAIXO…UM AVISO PARA TODOS !!!

    Infelizmente, a maioria das pessoas nunca passaram por algo parecido, por isso pode ser difícil saber como se preparar. Para aqueles que estão ocupados a preparar para a vinda colapso financeiro mundial, há muito a ser aprendido com a depressão econômica que está acontecendo agora na Grécia. Essencialmente, o que a Grécia está enfrentando um colapso baixo nível econômico.O desemprego é absolutamente desenfreado e a pobreza está se espalhando rapidamente, mas a boa notícia para a Grécia é que o sistema financeiro global ainda está operando normalmente um pouco e eles estão recebendo alguma ajuda financeira do exterior. As Coisas na Grécia poderiam ser muito piores e que provavelmente irão ficar muito pior antes de tudo é dito e feito. Mas as coisas já ficaram bastante ruins na Grécia que nos dá uma idéia do que um colapso total econômico no século 21 pode parecer. Há relatos de escassez de alimentos e remédios na Grécia, o crime e os suicídios estão em alta e as pessoas foram rapidamente puxando seu dinheiro pra fora dos bancos . Esperemos que este artigo lhe dará algumas idéias que você pode usar como se preparar para o caos econômico, que em breve se desdobrará em todo o globo.
    A seguir estão 10 coisas que podemos aprender sobre a falta de preparação e do colapso econômico na Grécia ….
    1 Escassez de alimentos pode realmente acontecem
    A maioria das pessoas assumem que elas sempre serão capazes de correr para o seu supermercado local ou a Wal-Mart e obtenha todos os suprimentos de que necessitam.
    Infelizmente, isso é uma suposição falsa. A verdade é que o nosso sistema de distribuição de alimentos é extremamente vulnerável .
    Na Grécia, muitas pessoas estão começando a ficar totalmente sem comida. Mesmo algumas instituições governamentais (como prisões) estão relatando escassez de alimentos.A seguir foi originalmente a partir de uma fonte de notícias grega ….
    O financiamento para muitas prisões diminuiu para um mínimo há alguns meses, resultando em centenas de detidos a desnutrição e sobrevivendo da caridade das comunidades locais.
    O exemplo mais recente é a prisão em Corinto, onde após a paralisação de abastecimento do acampamento militar próxima, os prisioneiros ficam à mercê de Deus, porque, conforme relatado pelos funcionários da prisão, nem mesmo um grão de arroz foi deixado em seus armazéns.Quando alguns dias antes, o comandante do campo anunciou a administração penitenciária a paralisação dos transportes, alegando falta de abastecimento de alimentos até mesmo para os soldados, ele fechou a última fonte de abastecimento para 84 presos.A resposta de alguns cidadãos Corinto foi imediato como eles tomaram para si a apoiar os presos, uma vez que todos os protestos ao Ministério da Justiça foram infrutíferas.
    # 2 Medicamentos são uma das primeiras coisas que se tornam escassos durante um colapso econômico
    Se você é dependente de remédios para sobreviver, você pode querer descobrir como você está indo começar por se o fornecimento de medicamento é totalmente cortada um dia.
    Na Grécia, a escassez de medicamentos tornaram-se um enorme problema. A seguir é de um recente artigo Bloomberg ….
    Mina Mavrou, que administra uma farmácia em um subúrbio de Atenas, de classe média, passa horas por dia articulado com as farmacêuticas, atacadistas e colegas para caçar medicamentos para os clientes. Medicamentos que salvam vidas, como Sanofi (SAN) ‘s sangue mais fino Clexane e GlaxoSmithKline Plc (GSK)’ s asma inalador Flixotide muitas vezes aparecem como linhas de dados vermelhas nas telas dos computadores dos farmacêuticos, ou seja, os produtos não estão em estoque ou que farmacêuticos não pode ordenar tantas unidades como eles precisam.
    “Quando vemos vermelho, queremos chorar”, disse Mavrou. “A situação está a piorar de dia para dia.”
    As 12.000 farmácias que pontilham quase cada canto de rua nas cidades gregas são os capilares danificadas de um sistema complexo para começar o tratamento para os pacientes. A Associação Pan-helênico de escassez de farmacêuticos relatos de quase metade do país de 500 medicamentos mais utilizados.Mesmo quando os medicamentos estão disponíveis, muitas vezes os farmacêuticos devem pagar a conta na frente, ou os pacientes simplesmente ficam sem.
    # 3 quando uma economia entra em colapso, isso pode parar todo o sistema
    Tente este tempo – desligar toda a energia de sua casa por 24 horas e tentar viver normalmente.
    Infelizmente, a maioria das pessoas simplesmente não entendem o quão dependentes somos da rede elétrica. Sem energia, todas as nossas vidas mudariam drasticamente.
    Na Grécia, as autoridades estão alertando para uma iminente “colapso” da rede elétrica. Se ele vai para baixo por um longo período de tempo na Grécia, as conseqüências seriam catastróficas ….
    Poder regulador da Grécia RAE disse à Reuters na sexta-feira que estava chamando uma reunião de emergência na próxima semana para evitar um colapso da eletricidade do país atingida pela dívida e do sistema de gás natural.
    “RAE está tomando iniciativas de crise ao longo da próxima semana para evitar o colapso do sistema de gás natural e eletricidade”, o regulador chefe Nikos Vasilakos à Reuters.
    RAE tomou a decisão depois de receber uma carta da Grécia naturais de gás empresa DEPA, que ameaçou cortar o fornecimento aos produtores de eletricidade, se eles não conseguiram resolver as suas dívidas com a empresa.
    # 4 Durante um colapso econômico você não pode mesmo ficar sem água de concessionárias
    Se a rede de energia vai para baixo, você em breve já não têm água limpa saindo das suas torneiras. Essa é uma das razões pelas quais é absolutamente imperativo que a rede elétrica fique operacional na Grécia.
    Infelizmente, a maioria das pessoas não entendem o quão vulnerável é o nosso sistema de água. Em um artigo anterior , citei a partir de um relatório abordando a rapidez com que o nosso abastecimento de água estaria em perigo no caso de ruptura de transporte principal ….
    De acordo com a American Water Works Association, os americanos bebem mais de um bilhão de copos de água da torneira por dia. Por razões de segurança, a maioria das plantas de abastecimento de água mantem um grande estoque de suprimentos que a empresa típica. No entanto, a quantidade de armazenamento de produtos químicos varia significativamente e é específica ao local. Segundo o Instituto de cloro, a maioria das instalações de tratamento de água recebe cloro em cilindros (150 libras e uma tonelada de cilindros), que são entregues por portadores do motor. Em média, caminhões entregam os produtos químicos de purificação para as plantas de abastecimento de água a cada sete a 14 dias. Sem esses produtos químicos, a água não pode ser purificada e segura para beber. Sem entregas de caminhão de produtos químicos de purificação, as plantas de abastecimento de água vão ficar sem água potável em 14 a 28 dias. Uma vez que o abastecimento de água é drenado, a água será considerada seguro para beber apenas quando fervida.Falta de água potável vai levar ao aumento de doenças gastrointestinais e outros, ainda tributar um sistema de saúde já debilitada.
    O que você fará quando a água limpa pára de sair de suas torneiras?
    Você pode querer começar a pensar sobre como fazer o seu estoque…
    # 5 durante uma crise econômica cartões de crédito e cartões de débito pode parar de funcionar.
    A maioria das pessoas se tornaram muito acostumadas a usar tanto os cartões de débito ou cartões de crédito para quase tudo.
    Mas o que acontecerá se o sistema financeiro trava por um período de tempo e não seja capaz de usá-los?
    Isso é algo que os cidadãos da Grécia estão potencialmente a enfrentar nos próximos meses, e isso é algo que todos nós precisamos de começar a pensar.
    # 6 Crime, levantes e saques tornam-se comuns durante um colapso econômico
    As grandes corporações já estão fazendo planos extensos sobre como proteger suas lojas, no caso de de a Grécia sair do euro e ir para o dracma.
    A seguir é de um recente artigo da Reuters ….
    Britânicos da Dixons varejista elétrica passaram as últimos semanas reforçando persianas de segurança para proteger seus estoques de cerca de 100 lojas em toda a Grécia em caso de motim.
    O planejamento, diz o chefe da Dixons Sebastian James, pode parecer alarmista, mas é bom estar preparado.
    Chefes de empresa em toda a Europa concorda. Como a crise financeira na Grécia se agrava, as empresas estão se preparando para tudo, desde a agitação social a um colapso completo do sistema financeiro.
    # 7 Durante um colapso financeiro, muitos cidadãos médios iniciarão Escambo
    Durante esta depressão econômica, as moedas alternativas vêm aparecendo na Grécia.
    Quando as coisas se quebram em uma escala global, você vai ter coisas para trocar as coisas que você precisa?
    # 8 suicídios explodem durante um colapso econômico
    Quando você pensa da Grande Depressão da década de 1930, o que você pensa?
    Muitas pessoas pensam de imagens de pessoas pulando dos edifícios.
    Bem, algo semelhante vem acontecendo na Grécia. Estatísticas de suicídio na Grécia foram absolutamente aumento durante o último par de anos.
    Uma vez que a prosperidade desaparece, muitas pessoas se sentem como se a vida não vale a pena viver mais.
    # 9 a sua moeda pode rapidamente perder valor durante uma crise econômica
    Basta lembrar o que aconteceu na Alemanha durante a República de Weimar e o que aconteceu recentemente em lugares como o Zimbabwe.
    A verdade é que pode acontecer em qualquer lugar.
    Agora, os gregos estão puxando seu dinheiro fora dos bancos, porque eles estão preocupados que seus euros serão convertidas em dracmas que rapidamente perdem valor.
    Se eu estivesse vivendo na Grécia eu estaria definitivamente preocupado com isso. O retorno da dracma parece se aproximar a cada dia que passa. Basta verificar essas imagens .
    # 10 Quando as coisas ocorrerem o Governo não vai salvar você.
    O governo da Grécia virá para o resgate de todos aqueles que estão profundamente sofrendo agora?
    Claro que não. A verdade é que o governo grego mal consegue cuidar de si mesmo no momento.
    A história tem nos mostrado que os governos simplesmente não podem ser contados quando as coisas batem no ventilador.
    Basta lembrar o que aconteceu durante o rescaldo do furacão Katrina.
    No final, o único que pode ser contado para cuidar de você e sua família é você.
    Então é melhor você começar a preparar .
    Infelizmente, como eu escrevi sobre o outro dia , o tempo está a esgotar-se rapidamente para o sistema financeiro global.
    Mesmo alguns dos altos funcionários econômicos do mundo estão alertando que uma outra grande crise pode estar a caminho.
    Basta verificar o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse no outro dia ….
    “Os eventos na Grécia poderiam provocar susto financeiro da Espanha, Itália e em toda a zona do euro. O verão de 2012 oferece um eco assustador de 2008.”
    Ele também comparou uma saída potencial da Grécia da zona do euro ao colapso do Lehman Brothers durante a última crise financeira ….
    “Se a Grécia sai da zona do euro, o contágio é impossível prever, assim como Lehman teve consequências inesperadas.”
    Então, quais são algumas coisas que uma pessoa comum pode fazer para se preparar?
    Bem, um artigo recente sobre SHTFplan.com intitulado ” Lista A: A a Z Sobrevivência para o Times Abysmal Ahead “contém centenas de ideias para a preparação para o ambiente caótico econômico que estamos caminhando.
    Preparação vai ser diferente para cada família. Não há duas situações que são exatamente iguais, mas existem alguns passos práticos que quase todos nós pode tomar para melhor posicionar-nos para o que está por vir. Agora é a hora de começar educado e agora é a hora de agir.
    Ou você poderia ser como todos aqueles que riram de Noé, enquanto ele estava construindo aquele barco grande.
    No final, as coisas não funcionam muito bem para essas pessoas.

  3. Ricardo BM says:

    Ricardo, considerando a hipótese do do sistema financeiro mundial entrar em colapso e iniciar a quebra de grandes bancos e a declaração de default de diversos países, os bancos brasileiros quebrariam junto levando toda a poupança de quem teve educação financeira de guadar a vida toda? Ou o governo poderia estatizar os grandes bancos para evitar de o dinheiro sumir de circulação e paralizar até mesmo a economia interna?

    Infelizmente não poderei estar presente no encontro do trading café pois estarei em aula a poucas dezenas de metros do local, mas pretendo me inscrever em uma aula sua na BBS no próximo semestre como ouvinte, pois meu curso de MBA não terá nenhuma aula com você.

    Abraço e bom encontro!

    • tradingcafe says:

      Oi Ricardo, você pode vir a minhas aulas quando quiser, já está convidado! Eu espero que algo tão grande não aconteça mas, a estatização dos bancos já vem acontecendo desde 2008, não só no Brasil mas no mundo todo. Não visualizo o governo fazendo de novo o que o Collor fez, mas está fazendo o que o governo americano faz, imprimindo dinheiro. A base monetária brasileira está crescendo a uma taxa de 16% ao ano, com a economia crescendo perto de 3% e a inflação oficial entre 5 e 6%. Para nós, a proteção estará em observar as regras do fundo garantidor de créditos, mantendo nossa liquidez em bancos variados até o limite do FGC. De outra forma, devemos fazer como os chineses, alocar nossos recursos em atividades reais, longe da bolsa, em ativos reais que gerem fluxo de caixa positivo. abs

  4. Maximiliano Kruel says:

    Acredito que uma possibilidade de protestar contra o governo seria não usar suas armas de manipular nossas vidas pagando pelo seu uso indiscriminado de seus débitos que não retornam para nossos serviços, chega de palhaçada, está na hora de tomar atitudes enérgicas e respeitar os interesses de massa.
    Abraço.

  5. Marcelo says:

    Economic Collapse for Dummies

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s