Touché! Fed reconhece que bancos devem aderir ao código da Basiléia III

Os mercados continuam a descer, seguindo um fluxo de espiral negativa. Na Europa e na América, ações dos bancos lideram as quedas. O Euro está sendo cotado abaixo de USD 1,25. A China reduziu suas taxas de juros referenciais e o feriado de Corpus Christi nos manteve fora do jogo ontem. Bolsas em queda e dólar em alta. O presidente do Fed disse ontem que o código de Basiléia III deverá ser implementado em seu país, algo que eles relutaram e negligenciaram por muito tempo. Uma mudança considerável de postura. Positivo mas um pouco tarde demais…

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Touché! Fed reconhece que bancos devem aderir ao código da Basiléia III

  1. RODRIGO M. P. says:

    Bom dia Ricardo,
    Observando os bancos MORADA, PANAMERICANO, BV, CRUZEIRO DO SUL, vc acha que os grandes bancos estao realmente solidos a ponto de nao corrermos riscos de aplicarmos neles nossos recursos?
    Acredita realmente nos lucros trimestrais bilionarios?
    Sera que com toda a interferencia do governo no BB e CEF estes dois bancos sao portos seguros para nossos recursos?
    Na Alemanha e EUA os investidores estao aplicando nos titulos publicos com rendimento negativo, as comodities estao super valorizadas, imoveis super valorizados, nao seria um sinal de um serio colapso financeiro mundial?

    Obrigado,

    Rodrigo M P

    • tradingcafe says:

      Bom dia Rodrigo, os grandes bancos no Brasil estão mais sólidos que os estrangeiros, e mais sólidos que os pequenos brasileiros porque as pessoas acreditam neles e desta forma, eles não apresentam problemas de captação de recursos. No Brasil, o depósito compulsório no Bacen é usado com exatidão pela autoridade e serve como um colchão de liquidez enorme caso haja problemas nos grandes, liberando parte deste compulsório (55% de cada R$ 1 depositado). Assim, ainda temos uma proteção extra. Todavia, a inadimplência é alta e pode afetar os lucros destes bancos. Os pequenos, não conseguem captar recursos com facilidade, nem do público e nem entre os bancos. Até o momento presente, o Bacen tem lidado com cada caso, individualizando o problema para que não se torne sistêmico. Isso vale para o Bacen… Agora, o que toca a caixa e o banco do brasil é uma questão que o governo está se envolvendo e tentando mexer nas taxas de repasse dos bancos com fins políticos e isso é um grande problema pois pode afetar não só a rentabilidade dos bancos, mas, também a solidez deles. Entretanto, são bancos federais, com a garantia irrestrita do governo federal. Se estes bancos tem problemas, afetarão as captações do próprio governo pela cláusula de cross-default embutida no bonds internacionais e nacionais. Assim sendo, o governo garante completamente estes bancos para se proteger a si mesmo… Agora, se o quadro sombrio que podemos observar na estrutura e nos paradigmas existentes no planeta se deteriorarem a ponto de quebra sistêmica lá fora… Aí, tudo pode se reverter para uma correria para se proteger. E, se notarmos, como você observou, não muitos lugares para se esconder a ponto de investidores estarem aplicando recursos na Alemanha e nos Estados Unidos com taxas negativas. Até o ouro está andando para trás, porque a maioria da disponibilidade de compra de ouro não é física e sim através de bolsas de mercadorias e futuros… Ao meu ver, a situação é grave como jamais vimos na história dos mercados organizados da era moderna, mas ainda acredito ( e rezo…) para que as pessoas no poder possam encontrar uma solução que resolva o problema. O mundo quebrou em 2008 e estão ainda empurrando com a barriga esperando que as coisas melhorem com o tempo… A situação está mais grave que em 2008, porém. abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s