China tenta coibir especulação imobiliária… mercados caem, commodities caem

Os problemas de especulação são inerentes à raça humana, não importa se somos chineses, brasileiros ou napolitanos… todo mundo quer ganhar dinheiro rápido e fácil. Incluí os napolitanos por causa dos anos 50 com a especulação com cigarros americanos no porto… E a China, com um crescimento perene (por algum tempo…) está enfrentando já há algum tempo o problema com especulação imobiliária. As coisas saem do contrôle, por que achamos que vai subir indefinidamente (base para se especular…). Mas não vai, lá ou aqui, as pessoas percebem que está chegando num ponto de retorno e queda. Os mais espertos, acertam o timing de entrada e saída, a maioria… não. O caso chinês, que hoje representam o maior importador de commodities no mundo, afeta a todos, afeta o Brasil que é um grande exportador para aquele país. Desta forma, o impacto na Bolsa será negativo, com o dólar subindo ligeiramente hoje. A Espanha continua na berlinda, com seu sistema financeiro abalado e aguardando ações mais efetivas do governo para solucionamento da questão. Spread de risco espapnhol subiu hoje.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to China tenta coibir especulação imobiliária… mercados caem, commodities caem

  1. Rafael says:

    Olá Ricardo!
    O PIB brasileiro este ano deve ficar entre 1,5% e 2,0%, não achas?
    Já estamos em “Staginflation”?
    Como ninguém corrige nada, e as medidas que se tomam (aqui e lá fora) são apenas paliativas, acredito que a tendência é só piorar.
    O nosso modelo não está em crise, ele simplesmente se esgotou. Como não fizemos reformas no passado, agora a crise “vai reformar” quem não fez a lição de casa…a situação em que a economia brasileira se encontra é impraticável…falta de competitividade, altos custos, endividamento e ainda uma bolha generalizada que mesmo com o dólar a R$ 2,00.
    Bom final de semana!

  2. jrmessa says:

    Excelente comentário e leitura, como sempre… .

    – nas Especulações e suas disproporções tivemos também a crise das tulipas… (chegaram a pagar 100 dólares por cada )

  3. Thiago says:

    Eu acho que o maior rojão que o governo esta tentando segurar é a dívida interna. Sabemos que ela é atrelada à SELIC e, até onde eu sei, a cada 1% a mais na SELIC, isso aumenta a dívida em cerca de R$ 20 bilhões. Sendo assim, é inevitável que vejamos o Copom ( “marionetado” pelo governo ) seguir baixando os juros. Ricardo, você também ve essa tendência acentuar-se ?
    Meus parabéns pelos comentários. Seu blog virou leitura obrigatória !!! Grande abraço😀

  4. Júlio Sampaio says:

    A bolha imobiliária chinesa é preocupante. Assistam esse vidéo pra vocês terem uma idéia do tamanho do problema http://www.youtube.com/watch?v=2yL7t0j_4tQ

  5. jrmessa says:

    Júlio,
    Excelente retrato da bolha chinesa!
    Não sei onde vai parar isso, algum tem idéia?
    Abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s