Chineses estão deixando o Brasil…

Os chineses estão fazendo o caminho de volta, deixando o Brasil. Eu estava tomando um café e tranquilamente fumando meu cigarro de palha e um chinês, também fumante, puxou conversa comigo sobre o meu cigarro, que por ser de palha, chamou a atenção dele. Devo admitir que nunca tive a impressão que os chineses pudessem ser simpáticos, mas hoje, sou forçado a mudar de idéia. Conversamos bastante tempo, ele me ofereceu um cigarro chinês que não consegui identificar a marca, pois, estava escrito em chinês… Enfim, uma vez economista, sempre economista, parodiando a máxima do mercado financeiro londrino, `once a trader, always a trader…´ eu não pude deixar de aproveitar esta oportunidade de ouro para fazer pesquisa sobre o que eles pensam. E ele estava feliz em conversar, experimentando nosso idioma após dois anos aqui no Brasil enquanto eu testava meu poder de entendimento com o forte sotaque chinês. Bom, muitos chineses estão indo embora do Brasil, para minha surpresa. Ele disse que está difícil fazer dinheiro aqui, tem muita margem de lucro sim, mas o custo Brasil é ´absurdo´. Me surpreendeu. Chineses não são conhecidos por estarem sujeitos ao custo Brasil que conhecemos, de altos impostos e burocracias mil. Aí, vem a outra surpresa: custo Brasil para chineses é o emaranhado de custos altos que pagam para poderem trabalhar tranquilos… O custo Brasil 2, invisível e presente. Outra surpresa, ele disse: ´antes de eu chegar, meus pais e outros amigos de minha cidade na China que vieram também para cá, alguns anos atrás, rapidamente faziam dinheiro e compravam dois tres quatro apartamentos e alugavam… Agora, com estes preços absurdos de imóveis, estão todos vendendo os apartamentos e vão embora com o dinheiro, alguns para a China, outros para a França ou Italia, que está mais fácil de ganhar dinheiro e investir… Alguém acha que eles estão errados?

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Chineses estão deixando o Brasil…

  1. Anonymous says:

    再见巴西 – Goodbye Brazil

  2. Diego says:

    Quanto mais leio seu blog, mais convicto fico de o serviço público é a melhor alternativa agora para quem já está pensando nos próximos 10 anos.

    • Marcelo says:

      Acho q os gregos, portugueses, espanhóis etc tb pensaram a mesma coisa, e veja o q está acontecendo…a não ser q só por aqui estejamos numa redoma superpoderosa, então para sempre o governo continuará premiando muito bem aos seus colaboradores.

      • Diego says:

        Entendo que minha dedução é cínica e individualista mas o que suporta ela é que com os recursos naturais do nosso país e a nossa cultura de colônia (exportar produtos de baixo valor agregado), o governo vai continuar premiando por muito tempo ainda os amigos do rei e sufocando a ainda mais quem não for.

  3. Marcelo says:

    É, pode ser… agora creio eu, que somente um seleto grupo da imensa massa dos colaboradores serão vistos como amigos do rei e recompensados como tal, o socialismo parece tender a isto e o mundo todo caminha nesta direção.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s