Teto da dívida americana, voto hoje. Mercados na espera…

Os mercados estão à espera, sabendo que não há outra solução neste momento a não ser que será aprovado pelo congresso americano e assinado pelo presidente Obama. Não há dúvida sobre isso. Não obstante, nada está sendo feito para solucionar o problema real que é a dívida em si. Eu escrevi um artigo algum tempo atrás sobre o efeito nocivo e reverso que as taxas de juros referenciais muito baixas ou próximas de zero por muito tempo tem sobre a economia. Os juros próximos de zero por muito tempo atuam no emocional dos investidores e criam um temor maior sobre o estado da economia e impedem investimentos de serem feitos de forma contínua. O retorno não justifica riscos e os motivos que levam as autoridades monetárias a manterem estas taxas tão baixas afastam as possibilidades de crescimento e geração de empregos, por conseguinte, redução no consumo e queda na arrecadação. Os juros baixos servem um propósito no mínimo nefasto que é o de financiar a dívida governamental em expansão à juros baixos… Nefasto porque não justifica o risco, propicia um aumento no estoque de dívida e gera inflação, roubando poder de compra da moeda.
Assim, os americanos estão numa situação difícil pois a dívida está beirando e na verdade ultrapassando o limite de ser pagável… Risco altíssimo. Não há vontade política para cortar gastos e as diretrizes macroeconômicas estão erradas.
Todavia, o senhor mercado, este senhor já velho, como se refere a ele o Sr. Buffet, irá festejar a aprovação como se fosse uma surpresa e farão os mercados subirem hoje. Festa de curta duração porém… O dólar continua fraco contra as grandes moedas e não podia ser diferente. Ah, na verdade podia, poderia cair contra o Real também, se tivéssemos um modelo de mercado cambial livre…

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Teto da dívida americana, voto hoje. Mercados na espera…

  1. Acho que o FED está fazendo o que deveria ser feito. Aprenderam a grande lição da depressão dos anos 30 e não deixarão isso acontecer novamente. A inflação nos Estados Unidos não está pressionada ou fora da meta, está sob controle. A emissão de dívida é respaldada pelo custo quase zero de captação no mercado, devido ao excesso de demanda. Logo, o endividamento dos Estados Unidos não é estressante. Não há necessidade de se reduzir o déficit fiscal tão rapidamente e prejudicar o crescimento econômico. Diferente do que aconteceu com Espanha, Itália, Grécia, Irlanda e Portugal. A redução pode ser gradual e de longo prazo.

    Abcs,

  2. RODRIGO M. P. says:

    E com a palavra Ricardo Torres.

    • tradingcafe says:

      Olá sr. Rodrigo Pimentel. Em efeito, eles aprenderam alguma coisa com a grande depressão, e este foi o tema da tese do sr. Bernanke. Do ponto de vista do governo, sim, a dívida pode ser respaldada com custo quase zero, não há dúvida e é justamente o que estão fazendo. A inflação pode ser considerada sob controle, com o sr identifica, porém é muito mais alta que a taxa de juros disponível nos investimentos no mercado, um outro financiamento do governo, perda de poder de compra da moeda. Colocando um peso excessivo na paridade da moeda para um país dependente de importação, que não tem poder de substituição de produtos porque não produz o que consome. Não está criando empregos e a economia não cresce o suficiente para gerar riqueza futura. O ponto de vista americano se equaciona, o ponto de vista de risco de investimento está baseado na crença de que os Estados unidos e o dólar não representam risco. A impressão desenfreada de moeda, aliada ao aumento da base monetária por emissão de dívida, contra uma baixa arrecadação, economia patinando e inflação, sob controle ou não, geram riscos em qualquer economia, mas muitos nunca observam isto quando se trata dos Estados Unidos. O fato que a dívida americana não é um problema, e sim, evidente que pode ser considerado diferente dos países que o senhor citou é uma questão matemática e o tempo nos dirá como será solucionado. Vale lembrar que muito de risco tem lastro na credibilidade. Existe um site interessante, vale a pena dar uma olhada de vez em quando: http://www.usdebtclock.org. Obrigado pelo comentário e pela provocação irônica. Um abraço

      • RODRIGO M. P. says:

        Boa noite Ricardo,

        NAO FUI EU QUEM POSTEI O COMENTARIO, MAS COMO ENTENDI QUE O COMENTARIO ACIMA IA CONTRA TODO O SEU TEXTO QUE EU ACABARA DE LER,PEDI SUA RESPOSTA.

        CONCORDO COM SEU RACIOCINIO.

        EM TEMPO , GOSTO MUITO DOS SEU TEXTOS, ADMIRO A FORMA INTELIGENTE E FACIL DE ENTENDER COMO ESCREVE.

        OBRIGADO

        RODRIGO

      • tradingcafe says:

        Oi Rodrigo, essa foi boa, desculpa, eu ando meio agitado estes dias de inverno aqui no Brasil… Valeu, super obrigado. Abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s