Feriado no Chipre hoje, parlamento adia voto sobre pacote para amanhã

Os mercados reagiram muito mal à notícia de confisco de dinheiro nas contas correntes no Chipre e fizeram com que o parlamento cipriota retrocedesse na decisão de votar o pacote nesta manhã. O problema que eles enfrentam é grande, pois os credores colocaram o confisco como condição para liberação de um resgate financeiro que irá dar fôlego para a economia do país, e, segundo, as contas com menos de EUR 100 mil atingem fortemente a população do país e as contas com mais de EUR 100 mil, atingem as empresas e indivíduos russos que mantém contas no Chipre. As ações de bancos europeus estão sofrendo muito nas bolsas e caem mais de 5% na média. Este evento pode levar a um problema enorme de corrida aos bancos no continente. Já vimos isso na América Latina e na África num passado não tão distante e hoje, a Europa está diante desta situação. Os problemas mudam de lugar mas continuam os mesmos.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Feriado no Chipre hoje, parlamento adia voto sobre pacote para amanhã

  1. A. Schumann says:

    Tá me parecendo um belo de um tubo de ensaio. Põe os ingredientes, agora diminui o fogo e vê no que dá. O problema é o que tem em volta: se explodir, pode atingir regiões próximas e se alastrar rapidamente.

  2. mauricio says:

    A troika é amável. Quanto tempo até eles decidirem fazer o mesmo em Grécia (oops, acho que essa já não tem mais dinheiro pra isso) Portugal e Espanha (esses ainda devem ter mais alguma coisa) e principalmente, Itália (esses sim, tem, afinal venho de família Italiana e sei como é).

    Parece que mais uma vez os europeus conseguiram, sozinhos, atraírem para si os holofotes do caos econômico.

    • mauricio says:

      Correndo o risco de me adiantar, parece que a Espanha já está preparando os devidos instrumentos legais para o seu plano:

      “Las comunidades autónomas recibirán la oportuna y consiguiente compensación que procederá financieramente de la implantación de un tipo moderado en el impuesto estatal sobre depósitos bancarios”, ha señalado el ministro de Hacienda, para añadir que este tipo “no será muy superior a 0%”.

      http://economia.elpais.com/economia/2013/03/19/actualidad/1363720713_602578.html

      • pedro morilla says:

        hora de vender ações….
        primeiro o povão tinha medo disso acontecer, agora vai começar o panico……

  3. pedro morilla says:

    quando isso começa a acontecer vem uma informação daqui outra dali e no final das contas as pessoas pensam ” o que vou ficar esperando o gorverno decidir se pega o meu dinheiro ou o dos bancos!!!! Melhor colocar tudo embaixo do colchão logo senão sobra pra mim!!!!
    Pessoalmente acho dificil isto acontecer, mesmo assim é normal do ser humano não trocar o certo pelo duvidoso, ai vai dar uma queda nas bolsas até os governos explicarem melhor o que vão fazer……é hora do show!!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s