A segunda-feira se aproxima… As onças bebem água?.

Os mercados estão no compasso de espera sobre o anúncio do plano B cipriota e, enquanto isso, continuam no vermelho. A data do ultimatum dada pelo BCE para uma posição é na próxima segunda-feira. Neste momento, quatro cenários estão dispostos e nenhum é bom. O primeiro é o Chipre ir em frente com o confisco e gerar pânico na sociedade ao abrir um precedente perigoso na Europa. O segundo é um confisco seletivo, protegendo os pequenos investidores, ainda ruim… O terceiro é a novidade, O Chipre se alinha com a Rússia, que resgata o país e protege seus investidores que são a maior parte do dinheiro depositado nos bancos cipriotas (lembrando que a Rússia não pertence à UE… Será uma catástrofe mas resolve o problema de imediato. O último é também perigoso, ao Chipre abandona o Euro e também se alinha com a Rússia para o pagamento de suas dívidas.
Em qualquer cenário o problema que resta é o mesmo, um país que está com seu modelo econômico ultrapassado e necessita se reinventar, gastou mais do que ganhou e suas dívidas cresceram mais do que o seu potencial de criação de riqueza para pagá-la. O alerta é válido para o mundo todo…
As bolsas continuam caindo ao redor do globo, num cenário de medidas ortodoxas exageradas onde taxas de juros baixas não promovem mais o crescimento, as bolsa não reagem e as empresas não apresentam aumento de vendas, de receita nem de lucro. Outro alerta? Sem dúvida, o consumo com dinheiro próprio tem possibilidade de crescer com extensão de crédito. O Consumo exagerado já utilizando uma abundância de crédito tem sua elasticidade… Até chegar no limite de todos terem que honrarem suas dívidas… Estamos neste ponto no planeta, consumindo com dinheiro alheio tentando sustentar um crescimento perpétuo de forma irracional, no crédito. As onças bebem água? Pois, acho que chegou a hora.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to A segunda-feira se aproxima… As onças bebem água?.

  1. J.R. Vensan says:

    Fala Ricardo, tomando este ponto de vista de que a onça veio beber água, o que você diz daqueles economistas do mainstream que afirmam que o índice Dow Jones está com uma alta contínua de vários anos e isso é um bom sinal?
    Outra pergunta: o que você acha do ouro? Vale a pena estocar um pouco de ouro?
    Abraço
    JR

    • tradingcafe says:

      Bom dia JR, bom, sobre os economistas… Todos temos nossos pontos de vista, todos temos nossa formação individual, porém todos temos algum interesse, seja qual for… As opiniões divergem, naturalmente, o que é bom. As taxas de juros baixas proporcionam um atratividade para a bolsa, pois as empresas, as ações destas, apresentam risco e devem dar um retorno superior à taxa livre de risco. Na atual conjuntura, não há muitos ativos com liquidez que podem te gerar um retorno superior às taxas de juros correntes, desta forma, faz sentido. Porém…Não há retorno suficiente para o risco envolvido no momento e não irá continuar subindo indefinidamente pois os fluxos de capital não estão fluindo para as bolsas como era esperado porque a incerteza geral é predominante e o Dow Jones, deve interromper seu ciclo de alta contínua em breve. Abs fratello

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s