Ouro futuro despenca ouro físico sobe… a corrida do ouro e da prata

O próximo passo da crise: Da Austrália ao Japão, do Japão à Europa e da Europa ao Canadá, descendo pelos Estados Unidos a tônica é uma só, se desfaça do ouro nos mercados futuros e fundos e correm para o ouro e a prata físicos. Na última semana vimos o preço do ouro despencar dando a impressão que ninguém quer mais o metal… Ao contrário, mega posições de ouro futuro foram desfeitas e mega posições de ouro e prata físicos estão sendo montadas causando filas de 3 horas no Japão, espera de 5 a 6 semanas para entrega das barras e moedas na maioria dos mercados de Bullion do planeta, quando a entrega normal é de 24 horas. Na prata e no ouro físico estamos em alguns lugares com mais de 20% de ágio sobre o preço spot, causando na realidade um evento conhecido como backwardation, onde o preço do spot é maior que o preço do futuro.
Mais um passo desta crise sem precedentes que estamos vivendo, causada por falta de regulamentação dos mercados financeiros, especulação, má administração dos governos, impressão de dinheiro sem lastro em larga escala, falta de solucionamento adequado para a crise de 2008, excesso de consumo a crédito (dinheiro alheio), alta alavancagem do sistema financeiro internacional.
Resultado: perda de credibilidade nas autoridades monetárias e em suas moedas e única saída para a manutenção do valor é a compra física de metais preciosos para estocar em casa.
Diamantes não tem a mesma liquidez e tem precificação variada de acordo com sua lapidação, tornando mais difícil para tornar líquido com preço adequado.
Tem uma enorme nuvem escura se formando, cuidado com posições de risco e operações sem liquidez.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Ouro futuro despenca ouro físico sobe… a corrida do ouro e da prata

  1. Mauro says:

    Ricardo,

    OFF: e esse papo de uma empresa da Rússia se associar ou comprar parte da OGX juntamente com PETRONAS, e mais a ajuda da PETROBRAS? isso vinga? é o momento da virada!? ou é mais um papo para boi dormir???

  2. Me says:

    Foi a maior queda dos últimos 30 anos simplesmente, tem gente como o Marc Faber que acredita que pode vir a cair novamente, ter uma nova rodada de venda dos malditos ETFs que manipulam todo o preço do mercado físico há muito tempo. Só que parece que vai chegar uma hora(se é que já não chegou) em que o mercado dos metais poderá se dividir em dois. Um o dos papéis, outro o dos metais físicos, palpáveis. E parece ser óbvio saber qual lado irá se impor no final(mesmo que demore) analisando o desenrolar dos fatos, principalmente se grandes escândalos fraudulentos começarem a surgir minando cada vez mais com a confiança dos investidores no futuro.

  3. Pingback: Onde está o ouro | - AboBusi -

  4. abobusi says:

    Excelente visão de mercado. Fiz uma chamada desta publicação no meu blog. http://www.abobusi.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s