Rumo sul… bolsas para baixo e spreads para cima, mercados tensos

Não bastasse a já tensa época em que vivemos nos mercados financeiros globais, esta manhã o presidente da corte constitucional alemã Andreas Vosskuhle declarou que, o juízo de constitucionalidade sobre o escudo anti-spread do Banco Central Europeu prescindirá da eficácia que este já teve, no contexto de acalmar as tensões das dívidas soberanas.
Estas palavras pesaram fortemente nos mercados diante da decisão que a corte tomará em relação a decisão que a corte tomará num recurso contra o programa OMT.
A medida foi decisiva em reduzir as tensões sobre os mercados nos últimos meses mas foi duramente contrariada pelo Bundesbank, o poderoso banco central alemão, convencida que a BCE violou o próprio mandato.
Formalmente a corte alemã não tem poderes de bloquear uma medida da BCE mas é evidente que tem um peso político muito grande. (Il Sole 24 Ore)
E os mercados reagiram mal, naturalmente, dentro de uma situação já frágil. Títulos soberanos abrindo spread, bolsa em queda livre na Europa.
Para nós aqui no Brasil, mais um dia de índices no vermelho, por nossos próprio problemas, pelas agências de classificação de risco que ainda tem adeptos que as ouvem, pelos erros constantes de nossa equipe econômica e do Banco Central, a economia que não cresce e a total incapacidade de gestão econômica do nosso ministro da fazenda.
Inflação em alta, dólar em alta.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s