E cai o IOF nas operações de derivativos… Economia respira com ajuda aparelhos

o ministro Mantega anunciou o fim da cobrança do IOF sobre as posições vendidas de dólar, nos derivativos (futuros), ontem a noite em entrevista coletiva. A impressão que deu é que ele havia esquecido deste pequeno Frankenstein ( o F do IOF…). Está feito mas isso não indica que tudo esta bem, pois ele só age com atraso e sempre com a mesma solução IOF costumeira.
Enfim, o mercado está muito pesado pois nada de fato foi feito desde 2008 para solucionar a crise, além dos bancos centrais sutentarem o sistema financeiro com injeção de caixa. Apenas um fio sustenta os mercados que adotaram como solução (internacional) uma injeção gigantesca de liquidez pelos bancos centrais, aumento de base monetária (impressão e dívida) com juros baixíssimos e inflação alta, aumento de impostos e perda de poder de compra da população mundial.
Ontem o Banco Mundial revisou para baixo sua projeção para o crescimento global, de 2,4% para 2,2%.
A economia mundial está respirando com auxílio de aparelhos e estão para desligá-los… Nãa funciona para sempre esta medida e em algum momento, se a economia não reage rápido, estes aparelhos perdem sua função e acabam por virar o problema em si. É o que está acontecendo hoje, o FED sinalizou que vai reduzir esta injeção de liquidez, o Japão que imitou explicitamente esta medida do FED, teve um pregão de caos, com o índice Nikkei caindo 6,35%.
Bolsas na Europa já abrem em queda e teremos mais um dia de tensões nos mercados, com o Bovespa em linha com o resto do mundo.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to E cai o IOF nas operações de derivativos… Economia respira com ajuda aparelhos

  1. Juliano Wagner says:

    A questão toda é a impressão de dinheiro. Tornou o sist. todo irreal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s