FED anuncia início do tapering… mercados sobem?

Sim, os mercados sobem por dois motivos: primeiro, o mercado trabalha com projeções e havia se preparado para a notícia, segundo, o mercado está orquestrado para nao derreter de uma vez.
Em efeito, não devemos nos deixar levar pelo movimento de curto prazo anunciado por Ben Bernanke, muito menos pela ausência de inteligência dos especialistas. Ben Bernanke visivelmente não dorme muito bem há algum tempo. Ele vai deixar o cargo de presidente do Fed no final de janeiro e Janet Yellen irá substituí-lo. Ela não iria assumir o problema de de reduzir e a cabar com o programa de incentivos chamado de QE3, um peso político gigantesco para uma medida que causou um desequilíbrio gigantesco nas contas nacionais dos EUA.
O acordo feito para que ela assumisse foi que Bernanke resolvesse este monstro que ele criou antes de passar o cargo para frente.
Agora, o movimento de ontem foi de curto prazo. O impacto desta retirada de estímulos vai forçar as taxas de juros do dólar para cima, movendo toda a curva de juros e encarecendo a moeda.
As moedas dos países emergentes vão cair contra o dólar, o Euro se aprecia depois recua, os bonds caem de preço (sobem os juros) e as ações caem. Não vai ser este céu de brigadeiro artificial que foi montado de ontem para hoje…

This entry was posted in Mundo estranho. Bookmark the permalink.