Então está bem, vamos re-inventar a roda… Facebook, Whatsapp e IBM… Os amigos do Harry Potter

Não que não sejam empresas de verdade… O ponto a destacar é que os valores de mercado destas empresas são assombrosamente díspares da realidade. Certamente, eu devo estar errado. Com a idade chegando e o tempo que passa, novas modas e inúmeras novas tecnologias inseridas nas vidas das pessoas, fica difícil de acompanhar no mesmo passo em que tudo muda.

Mas, ainda assim, tenho uma dificuldade enorme em aceitar o Valuation que é alocado para algumas empresas que não ganham dinheiro, não produzem nada, não pagam dividendos e vivem de fofocas. Com presidentes vestidos como membros de bandas de rap ou algo similar.

Houdini seguramente deve sentir inveja de onde ele estiver, ao observar estas mágicas produzidas por estes Mágicos do ilusionismo, com sucesso indiscutível que os torna bilionários da noite para o dia. Uma empresa que não ganha dinheiro compra outra por uma soma conjunta de USD 19 biilhões… É dinheiro do banco imobiliário?

Enfim, a Xerox, a IBM, a Microsoft, a BP, a Petrobrás, a Dow… todas estas empregam milhares de pessoas e sofrem para gerar seus resultados e suas ações ficam à deriva às vezes na bolsa.

Os amigos do Harry Potter não sofrem isso… Eles não mostram resultado nenhum e suas ações sobem, escalam os picos de novas altas históricas.

Só para ter uma idéia, a IBM tem suas ações cotadas na Bolsa a um preço equivalente a um P/E de 11.2619, tem uma capitalização de mercado de USD 200 bilhões e paga dividendos à uma taxa de 2,06% ao ano, desde 1911…

A empresa do amigo do Harry Potter foi fundada alguns anos atrás e, está sendo negociada a um P/E de 118,0169 (What’s up with the market?…), tem uma capitalização de mercado de USD 177 bilhões, não paga dividendos (porque não tem lucro…) e comprou outra por uma bagatela de USD 19 bilhões.

E a Petrobrás…

This entry was posted in Mundo estranho. Bookmark the permalink.

9 Responses to Então está bem, vamos re-inventar a roda… Facebook, Whatsapp e IBM… Os amigos do Harry Potter

  1. Fellipelli says:

    Ta muito sumido, mestre, Quando pode almoçar?

  2. thomas says:

    Tá sumido mesmo hein ..

    Realmente são ridículos esses valores dessas empresas que produzem serviços de utilidade duvidosa. Agora quanto ao modo como seus CEOs se vestem acho que é um ponto positivo. Está na hora de acabar com os ternos obrigatórios. Acho que é mais similar ao estilo “da época da facul” do que de banda de rap.

    Mas isso tudo de dinheiro de banco imobiliário me lembrou um assunto.. O que vc acha do Bitcoin? queria ouvir sua opinião ou análise a respeito moeda virtual que só no ano passado valorizou mais de 1.000%

    • tradingcafe says:

      Thomas, bom dia. Em uma palavra: bolha! Em duas palavras, Bolha/golpe… Não entendo como funciona e duvido que muita gente entenda do que se trata… Basicamente, não faz sentido inventar dinheiro se nem o dinheiro de verdade é muito confiável… Vamos plantar algumas árvores no quintal e usar as folhas para pagar nossas contas. abs amigo

  3. Rodrigo Costal says:

    Fala Pessoal, o professor Ricardo está sumido mesmo🙂 pô Rica some não…

    O Bitcoin já está dando sinais de que o mundo do harry potter pode se encontrar com o mundo real🙂, segue abaixo o link

    Em roubo estimado em US$ 350 milhões, maior corretora de Bitcoin desaparece – InfoMoney
    Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/cambio/noticia/3208409/roubo-estimado-350-milhoes-maior-corretora-bitcoin-desaparece

  4. Juliano Wagner says:

    Prof. É um prazer ter suas impressões novamente.
    Compartilho os mesmos olhos arregalados deste descalabro financeiro; fico perplexo com esse bitcoin, q me parece veneno de ratos.
    E Potter esta insistindo q mora na ilha das maravilhas, levando a crer que meme’s valem milhões.. surreal.
    PS. Tbm estou saindo da ilha da fantasia. Aqui está uma festa, só não sei pq..

  5. simone says:

    ações da petro por 8,00 reais …

  6. Me says:

    Sinto falta de suas aulas, professor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s