About

O blog tradingcafe.wordpress.com é um espaço para publicação dos tópicos atuais que movem os mercados financeiros, dicas de investimentos, idéias de trading de ativos nos mercados brasileiro e internacional. Não se resume somente a um tipo de ativo, mas oportunidades observadas e comentadas sobre investimentos em ações, derivativos, commodities, moedas, renda fixa, operações estruturadas e fundos de investimentos nos grandes mercados financeiros mundiais. A idéia do nome “Trading Cafe” surgiu da própria intenção do autor, de escrever diariamente pela manhã, sobre os market movers do dia para trading e investimentos.

26 Responses to About

  1. Oi Ricardo, eu escrevo o blog brazilianbubble.com mas tambem leio e gosto do seu blog, otimas opinioes. Um dia eu ate vi que voce ate postou um comentario do meu blog aqui (algo sobre commodities), entao imaginei que voce ja visitou o meu blog tambem, o que achei bem legal. Vou colocar seu link como referencia no meu site. Voce se interessaria em fazer o mesmo? Abraco, Muna

    • tradingcafe says:

      Oi Muna, sim, vou fazer o mesmo. Gostei da idéia! Vamos trocar mais informações, valeu, abs

      • Maciel says:

        Falando em links tentei baixar a Planilha de Projecao e Acompanhamento de Investimentos, mas nao consegui. Voce tem alguma dica de como faze-lo?
        P.S. Conheci o tradincafe hoje e gostaria de dizer que o que voce esta fazendo eh fabuloso. Dividir conhecimento deste porte e de maneira tao simples eh pra quem esta vivenciando o oitavo habito, de acordo com Steven Covey.

      • tradingcafe says:

        Oi Maciel, benvindo, obrigado pelo comentário, é encorajante! Vou averiguar a planilha e resolver, obrigado pelo aviso. abs

  2. jonilson says:

    Olá Ricardo !! Diariamente estou lendo as mensagens postada no seu blog, parabens – Onde tenho percebido que vc sempre faz alguns comentários sobre Luanda – Angola. Sou brasileiro e trabalho em Luanda, caso tenha alguma filial ou escritório na cidade (Luanda), tenho interesse em visitar, estou sempre atento as novas oportunidades de investimentos no Pais.

    • tradingcafe says:

      Bom dia Jonilson, mutio obrigado pelos comentários. Sim, vamos ficar em contato, se tiver algum tema específico que você aprecia me avisa e escrevo. Um abraço, volto a Luanda em fevereiro de 2012, nos falamos. Abs

  3. Ola Ricardo,
    gostaria de dizer que postamos a recente materia da Exame sobre bolha imobiliaria (“A Farra dos Precos Continua”) aqui pra download dos seus leitores:
    http://www.brazilianbubble.com/2011/10/and-brazil-real-estate-bubble-keeps.html
    Abraco!

  4. Greice says:

    Boa tarde Prezado Ricardo,
    Gostariamos de saber o enquadramento da Bunge Limited na NYSE, pois estamos efetuando o trabalho de conclusão de curso e necessitamos desta informação. E se a mesma possui sub divisões como a Bovespa.

  5. Gianluca says:

    Olá Ricardo, gostei dos seus vídeos. Gostaria de saber se você possui embasamento universitário em economia. É formado em alguma área da economia ?

  6. Gianluca says:

    Olá caro Ricardo, gostaria de saber se na página inicial do seu blog, você poderia fazer um breve comentário sobre essa notícia:

    http://www3.lastampa.it/economia/sezioni/articolo/lstp/435672/

    Abraços.

  7. Gianluca says:

    Boa tarde novamente Ricardo.🙂
    Gostaria de saber algo sobre você, ou melhor, sobre sua ideologia, analisando a atual situação de crise que pode ser dita em escala mundial, os seus princípios são Keynesianos ou “Hayekiano” ? Você acredita que a intervenção excessiva é um remédio que pode matar o paciente a longo prazo ?

    Abraços,
    Gianluca.

    • tradingcafe says:

      Oi Gianluca, nem tanto um nem tanto outro… Eu acredito que o governo deve zelar pela economia e bem-estar do povo, deve fazer intervenções pontuais em setores e governar para a maioria, não sendo o carro chefe econômico, mas o balizador e fiscalizador. Acredito também que a iniciativa privada deve ser incentivada, fomentada e protegida, com todos os setores econômicos participando. O governo não pode ter fins lucrativos em essência, porque tem a função de administrar a coisa pública, porém se há lucro nas atividades do governo, isto deveria ser revertido para o bem estar social. Os governos esquecem a função e razão de existirem e os governantes se atém ao próprio interesse e se esquecem porque estão lá em primeiro lugar. Quanto às teorias, eu sou um misto de Keynes com Friedman, mas ao longo do tempo, percebi que não um ponto de equilíbrio estático. Tudo é dinâmico e cada vez menos acredito em mercado sem regulamentação. A cada vez que liberalizamos demais, exageros sempre ocorrem. De toda forma, todos os mecanismos conhecidos sempre nos levam a uma maior concentração de renda, uma maior distribuição de sonhos emenor distribuição de renda de forma equitativa. Diferenças entre países, blocos econômicos, regiões, estados, cidades e a cada ano que passa os pobres estão cada vez mais iludidos e os ricos cada vez mais ricos. Então, os modelos econômicos se alternam e refletem o momento específico em que foram concebidos. Prefiro, desta forma, ficar com os velhinhos… Keynes, Adam Smith, Davd Ricardo. Abraços, caro amico,

      • Gianluca says:

        Concordo plenamente !

        Obrigado pela resposta, também carrego a máxima de que defender extremos é apenas utopia, o ponto não é estático. Melhor resposta impossível.

        Aproveitando o tópico, gostaria de lhe deixar uma indicação de um curta em animação, intitulado “The American Dream”, talvez você já tenha o visto. Achei maravilhoso, trata de uma forma interessante e leve a situação americana, um ótimo vídeo para que até mesmo as pessoas mais leigas entendam melhor a economia. Caso se interesse em ver, o link é este: http://www.youtube.com/watch?v=ZPWH5TlbloU&context=C336c9f6ADOEgsToPDskKA6_hG8Nxy6Tae0N00w78r

        Abraços amigo !

  8. Ivo Saraiva says:

    Gostaria de ter acesso às planilhas de acompanhamento de investimento e orçamento familiar.

    Grato.

  9. gustavo silva says:

    iniciando aqui no blog …to gostando de aprender com suas análises..Obrigado!!!

  10. Paulo says:

    Corte norte americana julga que o dinheiro de depósitos de clientes em bancos não pertence aos clientes, e sim ao banco, e pode ser objeto de utilização, por parte deste último, como garantia em operações de risco.

    É o fim da confiança no sistema bancário norte-americano.

    http://www.reuters.com/article/2012/08/10/us-sentinel-appeals-decision-idUSBRE87900T20120810

  11. Guilherme Fernandes Germano says:

    Ricardo,

    Ouvi uma palestra sua dia 22/09/12, e fiquei curioso quando comentaste que são raras as pessoas que constroem patrimônio com mercado de capitais, e me sugeriste, investir no “mundo real”.

    Sempre ouvi, de diversos analistas, que o mercado de capitais é um dos melhores jeitos de acumular capital ao longo do tempo, assumindo mais risco, mas tendo mais retorno.

    Poderias me esclarecer melhor, como bolsa de valores, não é investir no “mundo real”? Dizes isto devido as manipulações/oscilações/especulações dos preços dos ativos pelo mercado?

    Abraço, do seu mais novo fã!

  12. Silas says:

    Parabéns pela iniciativa. Sucesso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s